domingo, fevereiro 19, 2006

Do que eu gosto por aqui

Depois de muitas inquietações sobre o assunto... noites e noites passadas sem dormir.... esboços, desenhos, protótipos...enfim.....passadas 3 semanas desde que aterrei em Fortal.....Eureka!!
Descobri o que tanto me agrada aqui!
Quero dizer...há imensa coisa que eu estou a adorar aqui... o clima (quando não tá calor d+!), a comida, o mar pertinho, o trabalho, as poucas pessoas que ainda tive oportunidade de conhecer mas que já marcam, a música a música e a música... o meu passeio diário pela Beira-Mar, a capoeira às 2ªs, 4ªs e 6ªs.......... já mencionei a comida??
Bem, fora todas essas coisas que já bastariam para pensar "já passou quase um mês??tenho de aproveitar o tempo que falta!"..enfim adiante, havia ainda qualquer coisa que me agradava sem saber porquê, quando vou a andar e a reparar nas coisas. A maior parte do tempo estou sozinha e por isso sou muito observadora.
E um pormenor já agora, está a ser uma real surpresa para mim o "gostar de estar sozinha".
Era o meu maior medo.. Sempre evitei estar sozinha porque simplesmente fico entediada e não consigo estar bem. Não conseguia!
Agora consigo e gosto, o que também não será de estranhar muito porque ainda estou a absorver toda a informação ao meu redor, pode ser que depois já não volte a achar muita piada..

E então, voltando ao fio da meada.. (tenho o dom incrível de me estar sempre a desviar do assunto principal da conversa) o que me agrada particularmente no pouquinho que já conheço desta terra e que imagino que seja comum a grande parte do Brasil, é este estado de desenvolvimento intermédio... nem sim, nem sopas... O caminhar positivo para o estado 'desenvolvido' que, """""supostamente"""""" Portugal já chegou há muito. (ó pro pormenor das aspas!!)
É mesmo isso.
Eu, que sempre morei em Portugal, só sabia o que era 'ser-se desenvolvido' (agr n m apetece por as aspas todas outra vez :p).
Não sabia portanto.. É como a história do português que só sabe o que é ser-se português quando mora no estrangeiro.
Aqui caminha-se para lá. Mas existe um entusiasmo admirável nessa caminhada! E é isso que tanto me agrada aqui...
Por todo o lado se anunciam os avanços.. a diminuição da criminalidade, o aumento das exportações (e que aumentos!) o quanto é bom ser-se brasileiro, as maravilhas turísticas que eles têm para oferecer. Claro que, pelo caminho, dão-se assim uns atropelos, como estas construções horríveis que verdadeiramente arranham os céus... (e eu moro numa)
Construir em altura aqui, como em muitos outros sítios de resto, é visto, ridiculamente, como sinal de prosperidade. Quem sabe se essa mentalidade não mudará um dia (provavelmente não... quando mete dinheiro...)
Mas sim, gosto... Por um lado, porque os brasileiros têm um optimismo invejável. E já se sabe que optimismo e atitude positiva são meio caminho para se ter sucesso na vida.
Depois, porque um gosto muito meu é de ver 'obra feita' (não necessariamente de pedra e tijolo mas também ;).
E quando nem tudo está feito ainda, como nestes países em vias de desenvolvimento, ainda há muita obra (mais uma vez no sentido lato do termo!) para se ver ainda..
Nos países desenvolvidos, tá quase tudo 'pronto a servir'. É só ter-se guito e usufruir.. Aqui ainda é possível ver-se o caminho para... Agrada-me!

3 Comments:

Blogger Raul said...

ora aí está o porquê do brasil não me "puxar"... deve ser um país muito bonito para se visitar, mas para viver... não sei! em todo o caso, os teus relatos têm sido tão favoráveis que, juntando-lhes alguns factores exógenos, a imagem que tenho desse país até está a mudar.
beijinhos, boas continuações

5:03 da tarde  
Blogger Cláudia Rocha Gonçalves said...

o que tu queres sei eu!

5:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Sil!
Eu sabia que irias descobrir como é bom estar sozinha,vês como consegues?;)
Beijinho grande Joana Suomi Girl

4:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home