sexta-feira, fevereiro 17, 2006

dANçA no Dragão do Mar II

Oi amigos!
Vou aqui postar a minha saída cultural desta semana: mais uma vez dança tá claro!!
Isto realmente é um privilégio ter espectáculos de dança semanais (até agora pelo menos!) a preços simbólicos e a 5 min de casa (de boguinhas). Ontem fui ver:

"Os bailarinos cariocas Gustavo Ciríaco e Frederico Paredes apresentam seus espetáculos no Projeto Centro em Movimento, patrocinado pelos Correios. “Uma Conferência Imaginária sobre os Meus Arredores” e “Intervalo”, acontecem dias 16 e 17 de fevereiro no Teatro do Dragão do Mar"

O que teve este espectáculo de especial que mereça que eu esteja a escrever em horário de trabalho..o mais alto (direita na foto) o Gustavo Ciríaco, apresentou a "Conferência Imaginária.." e foi muito interessante mesmo porque ele mostrou como os estrangeiros vêem os brasileiros e a cultura brasileira. Então com uma mistura de todas as músicas que o Brasil exporta desde Bossa Nova, ao Samba, às baladas, forró, etc etc tudo misturado..ele, com um "team" de futebol (imagem de marca do futebol) dançava...mas de repente a música pára e ele começa a falar e então disse apontando para cada lado do palco alternadamente:

Portugueses...................Índios

Portugueses..................Índios

Portugueses.........Índios

Portugueses.Índios

Portuguesesindios

Portuguesesinhios

Portuguesinhos! (e faz um gesto com a mão para dizer que somos pequeninos)

Bem... aí apeteceu-me levantar do meio da plateia e perguntar-lhe "Ei! O que quer dizer com isso?" Eheh...nah...apenas fiquei surpreendida..acho que não estava à espera de ver aquilo. E então percebi que a mágoa em relação ao passado da colonização ainda está bem presente. Até ironizou com a história dos primeiros colonizadores portugueses quererem levar um índio como prova da descoberta.. Mas fê-lo de forma subtil sem denegrir a nossa imagem.

O outro ironizou com o turismo no Brasil e o atentado constante à Natureza, dançando ao som do canto de vários pássaros e chamando depois 10 voluntários e fazendo experiências de movimento com eles, muito interactivo e interessante, até porque estávamos muito poucos na plateia, aí umas 20 pessoas ao todo.

Enfim...foi muito interessante e tive a sensação de conseguir absorver toda a informação que eles passaram, coisa que raramente acontece em PT, onde só fica 60, 70% sei lá, mas raramente fico com esta sensação de não escapar nada! Não sei é da predisposição para ver e ouvir coisas novas, se é do facto de não ter ninguém ao lado para me distrair.. Pronto, este teclado deixa-me maluca e portanto fico por aqui, além de que já ta na hora di começá a trabalhá, tá cerrrrto?

7 Comments:

Blogger Nelson said...

eu perguntava mesmo o que ele tem contra os portugueses!! Pelos vistos os "portuguesinhos" são tão importantes, que ele não pode fazer uma peça de teatro sem falar neles!!
Ai o meu patriotismo.. um dia mata-me! Mas é isso que me move... :) Vou mostrar aqueles "americaninhos" onde fica Portugal!! (levo um mapa...)

10:02 da manhã  
Blogger Unknown said...

É saudável que eles canalizem as antigas neuroses através da arte. E os portugueses, na verdade, não se portaram nada bem! Custa aceitar certas verdades. Mas é preferível que o façam dessa forma do que se renderem à xenofobia ou aos fundamentalismos. (Vanessa)

1:56 da tarde  
Blogger ÁguaDiCoco said...

nelson, cheguei agr de uma pequena sessão debate que houve com os dois bailarinos, e perguntei-lhe isso (n sei ki mi deu!) e é assim...eles já não nos ligam tanto como nós pensamos. Somos parte da história, ponto. Agora a conversa (pelo menos no mundo deles da dança), é muito mais com os franceses, holandeses... Lembras-te da história dos americanos não saberem onde fica Portugal? Pronto, se nós não nos mexermos rapida/(e eu tb sou mt patriota acredita) qq dia tb os brasileiros não vão saber onde fica Pt! Temos muita coisa boa tá certo,mas 'tamos completamente adormecidos, nestas coisas dá para perceber isso! Se já nem o Brasil nos liga...:S
Vanessa, concordo completa/ ctg, mas real/ aquilo que eu postei foi só um pormenor d peça, ao qual eu dei importância por ser portuguesa (ms pelo q percebi, era so mm um pormenor para ele!), mas tb já dizia o outro: antes falem mal de mim que não falem de todo! :)

4:17 da tarde  
Blogger ÁguaDiCoco said...

pois claro que te lembras, se falas nisso!! lol (comentei à pressa,sorry....:) mas leva um mapa daqueles distorcidos que aumentam PT e deixam o resto pequenino....

4:19 da tarde  
Blogger Nelson said...

vou já tratar disso!! Portugal ficará do tamanho que merece!! ;) ou que deveria ter... ou não!
bjitos

8:59 da manhã  
Blogger Brincando de Avental said...

Não resisto em passar por cá e ver o que se passa do lado de lá do Atlântico!
pequeninos, portuguesinhos, mas sempre com muito Amor no Coração...

Sinto saudades do seu sorriso, quando pela manhã desejava os bons dias...

Beijinhos grandes!!!

6:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Sil!
Isso é que é cultura a todo o vapor!Dança quase todos os dias?Para mim isso era o ideal!Ainda não encontrei a agenda cultural de Kuopio mas não desisto!
Quando ao pormenor da peça Portugueses/Indios achei a sua piada!
Beijinho enorme e continua a postar pra malta ler,Joana Suomi Girl

8:06 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home