sábado, fevereiro 11, 2006

....sobre tudo e nada em especial

Hoje acordei sem reconhecer a cidade. Chove, ou antes, está um tempo enublado, coisa para mim já muito estranha. Sim porque chover até choveu no outro dia quando ia para o trabalho de manhã, mas foi daquelas chuvadas tropicais em que, segundos depois de ligar o pára-brisas, a chuva para.
Hoje está um típico 1 de Novembro português, aquele dia que além de já ser triste por natureza, cum raio que tem de estar sempre a chover nesse dia! Mas 'tá-se muito bem, mais fresquinho, aquele cheirinho a mar a entrar pela janela..
Sobre a minha ida às compras de ontem. Fui, pela primeira vez, às compras de hiper mercado. Chama-se Extra e é tal e qual o Continente português (ou era aparentemente). Até tem o pessoal a andar de patins e tudo (aí será mais o Jumbo, Modelo?....)
Lá entrei eu cheiinha de vontade de ver o que eles tinham para me vender. Aqueles ingredientes todos maravilhosos para depois explorar aí umas receitas novas! E sim, lá fui encontrando leite de coco, (sobre o coco havia muita coisa a dizer..até encontrei detergente de roupa de coco, vamos lá a ver como vai ficar a minha roupa a cheirar! :), mais coisas: farinha de mandioca, frutas que eu nunca vi (será que eram frutas mesmo??).
Eu só tinha R80 comigo e não fazia ideia para o que é que aquilo dava. Mas isso tanto dava serem reais como euros, eu não tenho muito jeito para lidar com dinheiro e pronto!
Então, fui pondo para o carrinho, pondo, pondo e depois cheguei à caixa e disse com aquele ar de turista meio desorientada ao senhor da caixa: "Olhe só tenho 80R, não se importa de passar só até que o dinheiro chegue?" Ele : "Tudo bem. Não tem problema não.."
Ok digamos que foi mais o que ficou do que o que eu levei pra casa...:)
Eles têm uma coisa curiosa. A economia de consumo brasileira incentiva ao pagamento parcelar (prestações) em quase tudo. Até no super-mercado!
"Pode pagar até 10x sem juro"
Em todo o lado, no super, na livraria, na sapataria, até na bomba de gasolina!
Enquanto que em Portugal, a regra é endividarmo-nos sim, mas nos bancos, até para irmos de férias para o Dubai!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

oi sil

descobri o teu blog por acaso..o nome soou me bem ...e tamos bem pertinho...deixei portugal e tb estou a viver no ceará so q no sertao central, a 160 km de fortal....

o meu nome é maria josé, tenho 27 anos e sou formada em economia pela feuc coimbra....

em q bairro de fortal moras?

deixo aqui meu mail.....
castro.maria@gmail.com

9:03 da tarde  
Blogger Cláudia Rocha Gonçalves said...

silbinha!!!
nas prateleiras nao ha os preços?

asim... contas por alto, nao?

9:08 da tarde  
Blogger Nelson said...

tava eu a ler as tuas andnças e nao é que falas comigo no messenger... e tavas a ver o meu blog!! coincidencia, ne??

2:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home