terça-feira, março 28, 2006

antecipated feelings

Hoje deparei-me com uma consciência um pouco assustadora...como daqui a 7 meses vou ter um choque. Quando tiver de voltar e deixar tudo o que conquistei aqui.. Hoje pensei que só passaram 2 meses e se me tivesse de me ir embora amanhã, nossa...ia custar! Daqui a 7 meses..passados 9 meses, nossa !! Aí vai custar muito mesmo!! Porque se agora, volta e meia tenho uma saudadezinha de casa (ai a saudade lusitana..), sei que para lá eu volto de certeza, mais cedo ou mais tarde, pois a nossa casa está sempre lá..à nossa espera, para lá volta-se sempre... Agora aqui, no dia que for embora daqui, concerteza será com menor probabilidade de voltar...
E eu amarro-me demais às pessoas, aos lugares, custa-me muito a separação, o corte definitivo, custa abdicar do que gostamos não é?
Enfim, mas não podemos é de deixar de viver as coisas com medo da separação futura, não é?... No nosso curso de Gestão Internacional, falava-se dos "cidadãos do mundo". Adorava poder considerar-me uma, e adorava seguir em viagem pelo mundo fora depois deste estágio, como faz o Gonçalo Cadilhe (crónicas da uma volta ao mundo naÚnica, revista do Expresso) e como fazem tantos outros desconhecidos. Mas esses cidadãos do mundo não se podem amarrar aos lugares, caso contrário seria sempre um grande sofrimento cada nova partida. Será que se educa a racionalidade para não nos agarrarmos aos sítios e pessoas de cada sítio? Será que não se deixa de viver se nos colocarmos esse freio sentimental? Enfim, pensamentos que me vão assaltando...

A única solução é não fazer previsões e daqui a 7 meses, novos rumos se definirão na minha vida e cada vez mais acredito que... o que tiver de ser, será.. sempre em cada nova fase da vida. (única saída para quem, como eu, tem alguma dificuldade em tomar decisões=abdicar de algumas opções em detrimento de apenas uma, porque tem de ser sempre só uma?..)

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ola fofinha!!!

Tiv agora a ler o k tu poxtaxt e tou mt trixt cntg... com k entao tu n kerx vir embora pa casa??? :( Tava a brincar... ;) Eu percebo o q tu kerx dizr e fiko mt feliz por tares a gostar e ja terx feito tantos amigos! :) Mas n t preokupx pk inda so passaram 2 meses, inda tens 7 mesitos pa passearx,irx pa praia todox os dias (k inveja..), sambar mt...!! ;)
Aproveita ao máximo!!

Por aki ta td bem,tdox t mandamx mts mts mts mts bjinhos!!!!

Nunca t esqueças k t adooramx mt mt!:)

*Bjinh mt mt grand e carregadinho d mta saudade e carinho..
*Jujokas**

6:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Maria, maria...
PEnsamentos opostos, nós as duas!

caraças, já!

vá, tira isso da cabeça. o que tiver que ser, será.

beijo

7:46 da manhã  
Blogger ÁguaDiCoco said...

hei jujita!....claro que eu vou voltar para casa, nem que seja só pelas saudds que tenho de me atirar pra cima de ti no sofá! :) (não é linda a minha maninha??)
Guevarita.. tivemos sortes diferentes, esta vida é do caracinhas não é? temos é de estar no poiso onde nos sentimos bem certo? beijo na bochecha

3:08 da tarde  
Blogger Raul said...

olha, eu até há dois dias atrás (e ainda agora, confesso) admito sem pudor nenhum que a ÚNICA coisa que ainda não me fez voltar para a terra mãe é o facto de que se voltar para lá e rescindir o contrato com o icep é única e exclusivamente dinheiro... ao menos aqui sou independente monetariamente dos meus pais, o que me portugal não aconteceria...

mas ainda bem que te está a correr bem melhor a ti a experiência do que a mim pequena, fico contente :)

beijinhos

4:20 da tarde  
Blogger Unknown said...

Fantástico! Tens uma segunda casa. E com uma experiência dessas, não seria para menos!

10:47 da manhã  
Blogger mulato said...

pois é... ainda n tinha pensado nisso mas é verdade... estive agora fora de maputo (na swazilandia) por 2 semanas e já estava cheio de saudades disto. imagino ao fim dos 9 meses qd for embora... por outro lado, portugal e certas pessoas hão sempre de me puxar para lá. bom filho à casa torna.

deixo te uns pensamentos que tive no meu dia de anos há umas semanas:

"Estou particularmente pensativo e pouco produtivo hoje… deve ser normal… não consigo deixar de fazer um balanço dos últimos anos… é o meu primeiro aniversário pós licenciatura… “…what if?” penso nos vários caminhos que podia ter tomado, nas subtis coincidências que me trouxeram até aqui e no caminho que estou a seguir… Qual é esse caminho? Não sei muito bem… Ainda.
Assim como a terra é uma esfera quadrada que gira parada à volta do sol, e Deus escreve direito por linhas tortas, também a vida é uma encruzilhada de possibilidades e improbabilidades, opções e imposições, encontros e desencontros. Nunca saberemos o que podíamos ter sido ou tido, o que devemos é saber quem somos e fazer o melhor possível com isso!"

beijos!

3:28 da tarde  
Blogger Marina said...

ola miuda!

nem imaginas como te percebo bem! ja dei por mim a pensar exactamente no mesmo! O segredo agora esta em aproveitar cada segundo! Daqui a 7 meses falamos!

bjs

6:29 da manhã  
Blogger ÁguaDiCoco said...

Renato, parabens atrasados...:)
Como estás por aí? podias postar esses teus pensamentos num blog para a a gente saber notícias de Maputo, bora lá! (o do Miguel hibernou à nascença! :)
"Nunca saberemos o que podíamos ter sido ou tido, o que devemos é saber quem somos e fazer o melhor possível com isso!" acertaste na mucha!

marina...ainda bem que tas a gostar tb! e tens um trabalho que invejo, já sabes disso!
já tu raúl...não sei q t diga. Mas tenho mt pena q sintas isso...acho que quando Deus escreve direito por linhas 'demasiado' tortas, é porque se distraiu um bocadinho e cabe-nos a nós dar-lhe um shake e mudar isso!

8:35 da manhã  
Blogger Alexandre Magalhães said...

Oi Birimbau Girl,

É bom perceber q o sentimento é universal... Uma dica, pensa que nunca tás a largar nada mas sim a preparar uma nova entrada.
Beijos,

Primo

3:14 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home