segunda-feira, outubro 16, 2006

Jeri Jeri Jeri....

Finalmente um post sobre Jericoacoara, praia que visitei no fim de semana prolongado do feriado de 12 de Outubro (Dia da Criança no Brasil). Jericoacoara era, há cerca de 20 anos, uma das inúmeras praias aqui do nordeste praticamente habitada só pelas famílias de pescadores. Desde então que tem vindo a ser descoberta por turistas e entrado no ciclo irreversível de exploração destes paraísos perdidos, amenizado no caso por se tratar de uma zona protegida ambientalmente e já ser "tombada" (classificada) como Património Mundial, pelo que não se pode construir mais nada. Penso que está no ponto perfeito. Tem as condições mínimas de conforto para se poder usufruir do lugar, com imensas pousadas muito bem enquadradas com a Natureza e um hotel de mais luxo para quem quiser gastar mais uns trocos. E consegue manter aquele estado virgem da Natureza para que não deixe de ser um paraíso perdido por terras do Ceará. Mas o ponto de viragem para a fama turística desta pequena vila aconteceu em 1994 quando foi considerada, pela revista americana “Washington Post Magazine", uma das dez melhores praias do mundo.
Por tudo isto a minha expectativa estava top. E realmente é muito bonita, não tanto pela praia em si que é o habitué das praias daqui do nordeste, mas mais por pormenores muito pitorescos. Um deles é a chamada Duna do Por do Sol, onde que se tem o privilégio de ver o pôr do sol no mar. Lindo! Jeri é das poucas praias no Brasil e especificamente no Nordeste que tem essa particularidade por ter costa virada também a poente (o que para nós portugueses é quase banal, aqui ganha culto de raridade). E realmente, o pôr do sol nesta duna é "lindo demais"..! Outra coisa que adorei é a vila em si, em que todas as ruas são pavimentadas de...areia! ( e até mesmo dentro de algumas lojas). As lojas são muito rústicas e esteticamente bem enquadradas. Apetece comprar tudo! Mas os preços já puxam mais pr'os Euros...
Na Happy Hour, o centro enche-se de nativos a vender os espetinhos de carne e as tangiroskas, mangoroskas, abacaxiroskas (entre outras ***roskas!!). É sem dúvida, daquelas imagens que vou levar com mais força do Brasil - os nossos amigos do espetinho a 1Real em toda a esquina para que ninguém passe fome se tiver pelo menos uma moedinha.
Outro "charme" desta praia é que só se chega lá de veículo traccionado às 4 rodas, tendo que deixar o carro a 30km numa cidade chamada Jijoca e indo a partir daí de buggie ou de "Jardineira". Finalmente, outro ponto de visita e cartão postal de Jeri (e mesmo do Ceará) é uma grande rocha que se chama Pedra Furada, mas à qual nem chegamos a ir. Ainda tentamos, mas se na primeira tentativa, na 6ª feira, a maré estava cheia demais, na 2ª simplesmente não houve "aquela" vontade toda depois de uma maratona de buggie que durou o Domingo todo!
Aí está a desculpa para voltar !
Fotos do paraíso...

A Jardineira, catita ah?


Coqueiros perdidos no meio do nada..



Jeri é uma das praias do mundo mais procuradas para a prática do WindSurf (eu estou a fazer o curso básico e a adorar, então fiquei babadinha a apreciar os experts)
O pessoal a aprender capoeira, todos os dias há uma roda ao final da tarde.
Tatajuba, uma localidade que teve de ser "transposta"mais para dentro, devido à constante invasão das dunas. Ficou esta casa de taipa (varas e barro) para contar a história (no real sentido da expressão!). A Natureza a impôr a sua autoridade..
O almoço neste restaurante "molhado" não foi muito confortável, e pode se dizer que isto é a verdadeira inserção na Natureza. Putz!

A caça aos cavalos marinhos no mangue, apanhamos um amarelinho e vimos um laranja. Fantástico! (eles mostram e voltam a mergulhá-los, senão a esta altura já se teriam extinto há muito)

A duna do por do sol e a romaria diária para desfrutar desta paisagem divina (esta foi tirada da nossa Pousada tb chamada de Por do Sol)

(falando à cearense:)
"Pensem" numa imagem linda.............

2 Comments:

Blogger ÁguaDiCoco said...

pessoal..comecei a escrever este post no dia 16 e terminei-o hoje.. 27! mas agora vai ficar mesmo aqui encaixado ok. os mais curiosos o descobrirão.. (tb não está tão longe!) beijos a todos!

11:10 da manhã  
Blogger João Sanches said...

Que maravilha!!!

4:52 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home