quinta-feira, junho 22, 2006

São Luís - Capital do Maranhão

Forum, São Luís

Alcântara

Aqui há sensivelmente um mês fui conhecer no fim de semana São Luís, a Capital do Estado do Maranhão (mais pertinho ainda da linha do Equador) e Alcântara, que já foi o principal porto comecial do Brasil para a Europa (de arroz, açúcar, gado e algodão).
Maranhão, terra de grandes festividades religiosas como a Festa do Divino Espírito Santo que estava a decorrer na altura. Mas festa a sério é a do Bumba Meu Boi que está a decorrer agora nas festas juninas!
Diz a lenda que o Pai Francisco, escravo, para agradar a sua mulher que estava grávida matou o melhor boi da fazenda dos seus senhores, porque ela havia sentido desejo de comer a língua deste. O senhor, ao descobrir a façanha, mandou perseguir o escravo para matá-lo. Quando o consegue apanhar, o Pai Francisco suplica para que não o matem e pergunta o que pode fazer para se salvar. O senhor então diz-lhe que a única coisa que ele pode fazer é ressuscitar o boi morto. Então o Pai Francisco puxa das suas goelas e solta um "Levanta meu boi!...Dança meu boi!...Bumba meu boi!!" E dito esta última, o boi levanta ! (isto faz-me lembrar a lenda da minha própria terrinha, sabem a lenda do Galo de Barcelos? Não? Fica para a próxima!..). E com esta lenda se fazem celebrações por todo o Brasil.

E agora ficam aqui umas fotos desse fim de semana...

Alcântara

a caminho de Alcântara

Centro Histórico de São Luís

A rua mais bonita do Centro Histórico de São Luís, que apesar de ter sido inicialmente ocupada por franceses, foi colonizada pelos Portugueses, embora a impressão dos portugueses que é passada é francamente má... (quase que matava o Guia Turístico que estava a explicar numa excursão que andava por lá a história de SL!!) Ok ok nós expulsamos os franceses e os holandeses de lá, mas também não havia espaço para todos!....:p

Centro Histórico de São Luís
Centro Histórico de Alcântara

Praia da Baronesa, Alcântara

E em Alcântara conheci uma ave fantástica - o Guará - um pássaro que nasce branco, fica preto à medida que cresce e quando come caranguejo muda para este vermelho fluorescente que vêm na foto!! (e a foto não mostra nada do que é ao vivo, vê-los com esta cor fantástica num fundo cinzento pa burro que é a lama que preenche o lugar do mar em São Luís)

Espectacular! eu não acreditava se não me dissessem que isto foi mesmo comprovado numa investigação de Universidade (mesmo não sendo, tem a sua piada acreditar nestas coisas).

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

CAramba gaja! Só boa vida!
Anda 'prá'qui, anda.

5:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Trás um Guará para Portugal! quero ver como é!

António

6:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

oi, vejo que tudo correm por ai ;), fico contente por saber!

adorei a foto do barco/pés ;)...



...bjs

3:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home