sábado, julho 29, 2006

Tradutor Português - 'Brasileiro' II... (e a gíria brasileira não tem fim!)

(Instruções: abrir totalmente vogais à esquerda, fechar à direita)

Ficar de bobeira - Não fazer puto
Liberar - disponibilizar, autorizar, dispensar, esvaziar.. (esta palavra é hiper útil por aqui!)
Se ligar - Tomar consciência de..
Se garantir - Ter sucesso em alguma coisa
Paquerar - o nosso "arrastar asa"
Dar mole - o nosso "arrastar asa" II
Geladeira - Frigorífico
Frigorífico - Talho
Zerar - Voltar ao ponto inicial, recuperar-se
Se lascar - Rebentar-se todo
Aperrear - Aborrecer, chatear, enervar
Esculhambar (adoro esta!) - Dizer mal de, ofender (na brincadeira)
Tirar onda - Gozar
Frescar - Gozar (mais matreiro)
Cara - Fulano, tipo
Caba - "Cara" no Ceará profundo..
Caipira, matuto - Alguém do interior
Brega - Parolo
Béléza - Porreiro
'ta jóia - Béleza
Massa, Legal, Show - o nosso consagrado "Fixe"
"Onde o Judas deixou as botas"- "No cu de Judas" (a única em que eles demoram mais que nós a exprimir a mesma ideia)
Bandete - Penso rápido (porque é sempre útil!)
e finalmente...

"Jeitinho brasileiro" - solução para todos os problemas, mesmo aqueles sem solução ;)

quarta-feira, julho 12, 2006

Mais uns bitaites

Uma vez que continuo sem sono...
Uma vez que a minha frequência de postagem neste blog tem sido muito baixa e irregular, comparado ao ritmo inicial...
Uma vez que posso conjugar os últimos factores e postar mais qualquer coisa para o próximo longo periodo de ausência que se avizinha tenho em conta o passado recente..

Aproveito para deixar mais umas fotos e comentários:
Em primeiro lugar e porque todos os blogs vizinhos têm eu não quero ser diferente, vou postar umas fotos de um dos jogos do Mundial (okok Mundial e não Copa, mister Nelson).
Infelizmente, não tive portugueses para partilhar as minhas alegrias e angústias (e olhem que eu sofro com a selecção!) apesar das inúmeras tentativas. No jogo com a França, aliás, passei a 1ª parte e até à metade da 2ª à procura do local ideal, o que para mim seria no caso, com uma comunidade mínima de portugueses, nem que daqueles gordos, de bigode e bochechas rosadas como eles aqui nos pintam!
Isto foi o que deu sair do escritório a 10 min do início do jogo e querer à força toda encontrar um dito cujo restaurante português onde afinal estava só a família do dono a assistir. Eu como não queria ser intrometida, fui em busca de um tal outro que acabei por encontrar e com a pouca ajuda do trànsito a 20 min do final (depois de ver um bocado num boteco, para não perder o jogo todo!)
Bem, mas no grande jogo com a Inglaterra aqui fica a prova do sofrimento e da força telepática transmitida ao Ricardo:


Solidariedade, eu torço pelo Brasil, eles torcem por Portugal... (turma da capoeira), infelizmente eu era só uma e eles eram mais, por isso não deu para o Brasil passar... Por falar nisso, é impressionante a reacção do Brasil à sua "derrota" no Mundial. Sim, porque não se trata de se terem ficado pelas 4ºs de final. Nos jornais, não acabam os comentários e as entrevistas sobre a "derrota" do Brasil na Copa e o que correu mal. O Ronaldinho Gaúcho já fez um pedido de desculpa oficial aos brasileiros...por favor! Já os tugas motivados pelo Felipão, achei que tiveram um desempenho louvável, mesmo não chegando ao 3º lugar. E para mim o mérito é em grande parte do Scolari que não fica no banco a sussurrar para os técnicos do lado como os jogadores deviam estar a jogar mas vai lá e berra tanto que nós quase que ouvimos mesmo quando está a câmera de longa distância. E também do Ricardo que foi o único guarda-redes a defender 3 penalties em Mundiais, ah que belos pulsos que o homem tem!

E nesse mesmo dia (1 de Julho) ganhei a corda amarela-laranja na troca de cordas da Abadá Capoeira! Eu e a Ravena na foto (e a planta que também quis ficar na foto :)).

terça-feira, julho 11, 2006

"Under the Tuscan Sun"


Foi o filme que acabei de assistir...e que me tirou o sono. Não que tenha sido exactamente o filme. O facto de ter dormido 9,5 h/dia nos últimos 2 dias também deve contribuir... Mas gostei deste filme porque acho que tirei uma lição dele..bem não uma "lição" daquelas pesadonas e cheias de conteúdo, mas pronto passou qualquer coisa (a começar pelo sono).
É a história de uma mulher americana, escritora, que, depois de ser abandonada pelo marido e de perder tudo para ele, inclusivé a casa, aceita o convite da melhor amiga de ascendência oriental, lésbica e grávida, para ir num tour gay pela Itália, a que a amiga ia, mas como ficou grávida já não poderia ir.
Primeiro ela achou a ideia idiota mas depois ao não ter mais nada de interessante para fazer, acabou por aceitar. Aí, em Toscana, deparou-se com um anúncio de uma quinta que estava à venda e num dos dias do tour, ao passear no autocarro colorido, pararam precisamente ao lado da tal quinta. Ela não tem mais nada, pega na mala e fica por ali. Compra a casa num impulso e decide reconstruir a sua vida por ali mesmo. Contrata um equipe sui generis de empreiteiros e remodela a casa ao seu gosto, só que passa os dias pelos cantos a chorar, porque não tem como usar aquela casa, já que não tem quem durma nos quartos nem para quem cozinhar.. a não ser os empreiteiros claro.
Vive na esperança de encontrar um novo e eterno amor mas só lhe aparecem italianos casados, mulherengos e idiotas. Mas apesar de desacreditada, ela consegue que um outro grande amor vingue, mesmo que não seja o dela.. E consegue concretizar o sonho de ver aquela casa cheia e ter para quem cozinhar, com uma grande família, mesmo que não de sangue.. A mensagem perguntam vocês ou pergunto-me eu é que realmente, esta vida não é um conto de fadas, apesar de achar que muitos pequenos acontecimentos são mágicos. Mas se as coisas não são como sonhamos então o "jeito" é fazer com que o que nos acontece no dia a dia se torne no nosso sonho realizado mesmo que noutros moldes mais modestos. Não que isto tenha algum significado para mim neste momento mas já teve no passado e concerteza há-de ter no futuro. E é isso, dolce vitta! E bora lá dormir que já se faz tarde e amanhã é dia de labuta!