quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Hilariante!

no mínimo...:)

Não resisto a contar-vos a minha peripécia de ontem!

Cá vai: nestes últimos dias esteve cá o meu orientador de estágio a tratar de alguns assuntos relacionados com projectos de cá. Obviamente andei com ele para trás e para a frente e então ontem ele quis vir comigo a....adivinhem adivinhem.... mais um espectáculo de dança! :)
Aí está...eu PENSAVA que era um espectáculo de dança contemporânea, daqueles em que meia dúzia de mecos andam aos pulos feitos tolos mas que não falam e não fazem coisas demasiado estranhas!! :)
Foi o que me disse a directora do grupo que actuou e com quem falei no final do espectáculo que fui ver a semana passada... Mas ela não dirige um grupo SÓ de dança. É mais teatro, dança experimentação...tudo junto!

Então...em primeiro lugar, eu e ele íamos ser 2 das 3 pessoas que estavam para assistir ao espectáculo, estivemos quase a ser convidados a ir embora. Depois chegaram mais umas 4 pessoas e a coisa já se compôs mais um bocado.
E então começou o filme..
Quando íamos a entrar na sala, eles começam todos a sair um a um, de cuecas e soutiens (no caso das meninas) e sentaram-se no corredor....E eu, toin! olhei de canto para o meu chfe e vi que ele devia tar um bocado arrependido de ter alinhado no meu programa... Mas isto não foi nada!
Entretanto eles leram uns textos muito interessantes que depois distribuíram pelas pessoas (e que eu depois publico num futuro post porque acho que vale a pena.. )
Enfim lá fomos convidados para entrar no auditório e talvez porque éramos pouquinhos, fomos convidados a subir ao palco e sentarmo-nos numas cadeiras que eles tinham lá posto. E engraçado que o nr batia mesmo certo. Então o grupo (constituído pela directora e por uns 9 rapazes e raparigas) entretanto já compostos (vestidos) estavam numa fila virados para a frente, muito sérios e muito perto de nós. `
E o que é que eles então fazem.. De repente, começam a despir-se outra vez! E eu a pensar para mim "ó que carago, lá vão eles pôr-se de cuecas outra vez!!" ainda por cima, o meu chefe tava ao meu lado e ainda mais perto deles que eu.
Mas não..eles não ficaram de cuecas, foi mesmo como vieram ao mundo!!.....
Ali muito perto de nós e a marchar para trás e para a frente!! Bem...vocês não estão a ver!! Só me apetecia enfiar-me num buraco!!
Não por mim, mas obviamente por estar ali com......um engº senior da empresa!!!
Que vergonha! Nem sequer olhei para a cara dele. E só me dava vontade de rir, tive de me conter à força toda!! Bem mas lá passou e entretanto eles vestiram-se novamente e o espectáculo seguiu com saídas cá fora, banhos de água tingida, pratos atirados contra a parede, enfim... interacções com o público (o meu chefe ainda teve de segurar uma bola gigante de plástico durante uns momentos!!) etc etc.
Enfim, o espectáculo foi qualquer coisa de fantástico (eu pelo menos adorei já ele...fica no segredo dos deuses eheh) mas passei por um sufoco daqueles!!!
Moral da história...para a próxima...fui comprar cigarros.. :)

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Não resisto...

...a revelar que aqui no Brasil não existe cá a banda U2 (iutu), mas sim a banda U2 (iutcchhuuu) !! ihihihih...
(e eles claro, tb se riem de mim!)

A propósito......grandioso concerto este!! a que assisti.....na TV.....
mas já não me posso queixar não é??

PS: espero que gostem do novo look do blog, embora ainda falte uns cortes aqui e uns chega pra lá ali (como por ex desencostar aqui da esquerda!), e ainda tirar aquela cruz irritante à beira da imagem!!! num consigoooo!!!!!
mas por hoje já me sinto vitoriosa: já consegui centrar o título...

domingo, fevereiro 19, 2006

Do que eu gosto por aqui

Depois de muitas inquietações sobre o assunto... noites e noites passadas sem dormir.... esboços, desenhos, protótipos...enfim.....passadas 3 semanas desde que aterrei em Fortal.....Eureka!!
Descobri o que tanto me agrada aqui!
Quero dizer...há imensa coisa que eu estou a adorar aqui... o clima (quando não tá calor d+!), a comida, o mar pertinho, o trabalho, as poucas pessoas que ainda tive oportunidade de conhecer mas que já marcam, a música a música e a música... o meu passeio diário pela Beira-Mar, a capoeira às 2ªs, 4ªs e 6ªs.......... já mencionei a comida??
Bem, fora todas essas coisas que já bastariam para pensar "já passou quase um mês??tenho de aproveitar o tempo que falta!"..enfim adiante, havia ainda qualquer coisa que me agradava sem saber porquê, quando vou a andar e a reparar nas coisas. A maior parte do tempo estou sozinha e por isso sou muito observadora.
E um pormenor já agora, está a ser uma real surpresa para mim o "gostar de estar sozinha".
Era o meu maior medo.. Sempre evitei estar sozinha porque simplesmente fico entediada e não consigo estar bem. Não conseguia!
Agora consigo e gosto, o que também não será de estranhar muito porque ainda estou a absorver toda a informação ao meu redor, pode ser que depois já não volte a achar muita piada..

E então, voltando ao fio da meada.. (tenho o dom incrível de me estar sempre a desviar do assunto principal da conversa) o que me agrada particularmente no pouquinho que já conheço desta terra e que imagino que seja comum a grande parte do Brasil, é este estado de desenvolvimento intermédio... nem sim, nem sopas... O caminhar positivo para o estado 'desenvolvido' que, """""supostamente"""""" Portugal já chegou há muito. (ó pro pormenor das aspas!!)
É mesmo isso.
Eu, que sempre morei em Portugal, só sabia o que era 'ser-se desenvolvido' (agr n m apetece por as aspas todas outra vez :p).
Não sabia portanto.. É como a história do português que só sabe o que é ser-se português quando mora no estrangeiro.
Aqui caminha-se para lá. Mas existe um entusiasmo admirável nessa caminhada! E é isso que tanto me agrada aqui...
Por todo o lado se anunciam os avanços.. a diminuição da criminalidade, o aumento das exportações (e que aumentos!) o quanto é bom ser-se brasileiro, as maravilhas turísticas que eles têm para oferecer. Claro que, pelo caminho, dão-se assim uns atropelos, como estas construções horríveis que verdadeiramente arranham os céus... (e eu moro numa)
Construir em altura aqui, como em muitos outros sítios de resto, é visto, ridiculamente, como sinal de prosperidade. Quem sabe se essa mentalidade não mudará um dia (provavelmente não... quando mete dinheiro...)
Mas sim, gosto... Por um lado, porque os brasileiros têm um optimismo invejável. E já se sabe que optimismo e atitude positiva são meio caminho para se ter sucesso na vida.
Depois, porque um gosto muito meu é de ver 'obra feita' (não necessariamente de pedra e tijolo mas também ;).
E quando nem tudo está feito ainda, como nestes países em vias de desenvolvimento, ainda há muita obra (mais uma vez no sentido lato do termo!) para se ver ainda..
Nos países desenvolvidos, tá quase tudo 'pronto a servir'. É só ter-se guito e usufruir.. Aqui ainda é possível ver-se o caminho para... Agrada-me!

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

dANçA no Dragão do Mar II

Oi amigos!
Vou aqui postar a minha saída cultural desta semana: mais uma vez dança tá claro!!
Isto realmente é um privilégio ter espectáculos de dança semanais (até agora pelo menos!) a preços simbólicos e a 5 min de casa (de boguinhas). Ontem fui ver:

"Os bailarinos cariocas Gustavo Ciríaco e Frederico Paredes apresentam seus espetáculos no Projeto Centro em Movimento, patrocinado pelos Correios. “Uma Conferência Imaginária sobre os Meus Arredores” e “Intervalo”, acontecem dias 16 e 17 de fevereiro no Teatro do Dragão do Mar"

O que teve este espectáculo de especial que mereça que eu esteja a escrever em horário de trabalho..o mais alto (direita na foto) o Gustavo Ciríaco, apresentou a "Conferência Imaginária.." e foi muito interessante mesmo porque ele mostrou como os estrangeiros vêem os brasileiros e a cultura brasileira. Então com uma mistura de todas as músicas que o Brasil exporta desde Bossa Nova, ao Samba, às baladas, forró, etc etc tudo misturado..ele, com um "team" de futebol (imagem de marca do futebol) dançava...mas de repente a música pára e ele começa a falar e então disse apontando para cada lado do palco alternadamente:

Portugueses...................Índios

Portugueses..................Índios

Portugueses.........Índios

Portugueses.Índios

Portuguesesindios

Portuguesesinhios

Portuguesinhos! (e faz um gesto com a mão para dizer que somos pequeninos)

Bem... aí apeteceu-me levantar do meio da plateia e perguntar-lhe "Ei! O que quer dizer com isso?" Eheh...nah...apenas fiquei surpreendida..acho que não estava à espera de ver aquilo. E então percebi que a mágoa em relação ao passado da colonização ainda está bem presente. Até ironizou com a história dos primeiros colonizadores portugueses quererem levar um índio como prova da descoberta.. Mas fê-lo de forma subtil sem denegrir a nossa imagem.

O outro ironizou com o turismo no Brasil e o atentado constante à Natureza, dançando ao som do canto de vários pássaros e chamando depois 10 voluntários e fazendo experiências de movimento com eles, muito interactivo e interessante, até porque estávamos muito poucos na plateia, aí umas 20 pessoas ao todo.

Enfim...foi muito interessante e tive a sensação de conseguir absorver toda a informação que eles passaram, coisa que raramente acontece em PT, onde só fica 60, 70% sei lá, mas raramente fico com esta sensação de não escapar nada! Não sei é da predisposição para ver e ouvir coisas novas, se é do facto de não ter ninguém ao lado para me distrair.. Pronto, este teclado deixa-me maluca e portanto fico por aqui, além de que já ta na hora di começá a trabalhá, tá cerrrrto?

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Tradutor Português - 'Brasileiro'

Peão - Pêdéstri
Prioridade - Prêfêrénciau
Semáforo - Sináu
Miradouro - Mirantchi (esta, não sei porquê, eles acharam muita piada!)
Betinho - Mauricinho
Betinha - Patricinha
Reiniciar (comput) - Rêstartá
Fumador - Fumantchi

(Bem... desculpem lá o post, mas eu que não posso aprender uma língua nova tenho de me entreter com qualquer coisa!! :)

sábado, fevereiro 11, 2006

Citação

"Nunca me senti fora de casa quando olhei nos olhos.
O olhar das pessoas é universal."
(Teresa Cupertino de Miranda)
A propósito desta citação, que guardei de uma entrevista tirada de uma revista mesmo antes de vir para cá, estava na net a divagar e encontrei as fotos do livro Terra, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Adoro este livro. E partilho com vocês a foto da capa. Uma menina 'sem terra', que faz séria concorrência à menina (já mulher) daquela foto da National Geographic. Eu gosto mais desta. Para verem como é verdade, tenho até um poster dela na minha secretária em Barcelos, que fiz no secundário para um trabalho.
Linda não é?

....sobre tudo e nada em especial

Hoje acordei sem reconhecer a cidade. Chove, ou antes, está um tempo enublado, coisa para mim já muito estranha. Sim porque chover até choveu no outro dia quando ia para o trabalho de manhã, mas foi daquelas chuvadas tropicais em que, segundos depois de ligar o pára-brisas, a chuva para.
Hoje está um típico 1 de Novembro português, aquele dia que além de já ser triste por natureza, cum raio que tem de estar sempre a chover nesse dia! Mas 'tá-se muito bem, mais fresquinho, aquele cheirinho a mar a entrar pela janela..
Sobre a minha ida às compras de ontem. Fui, pela primeira vez, às compras de hiper mercado. Chama-se Extra e é tal e qual o Continente português (ou era aparentemente). Até tem o pessoal a andar de patins e tudo (aí será mais o Jumbo, Modelo?....)
Lá entrei eu cheiinha de vontade de ver o que eles tinham para me vender. Aqueles ingredientes todos maravilhosos para depois explorar aí umas receitas novas! E sim, lá fui encontrando leite de coco, (sobre o coco havia muita coisa a dizer..até encontrei detergente de roupa de coco, vamos lá a ver como vai ficar a minha roupa a cheirar! :), mais coisas: farinha de mandioca, frutas que eu nunca vi (será que eram frutas mesmo??).
Eu só tinha R80 comigo e não fazia ideia para o que é que aquilo dava. Mas isso tanto dava serem reais como euros, eu não tenho muito jeito para lidar com dinheiro e pronto!
Então, fui pondo para o carrinho, pondo, pondo e depois cheguei à caixa e disse com aquele ar de turista meio desorientada ao senhor da caixa: "Olhe só tenho 80R, não se importa de passar só até que o dinheiro chegue?" Ele : "Tudo bem. Não tem problema não.."
Ok digamos que foi mais o que ficou do que o que eu levei pra casa...:)
Eles têm uma coisa curiosa. A economia de consumo brasileira incentiva ao pagamento parcelar (prestações) em quase tudo. Até no super-mercado!
"Pode pagar até 10x sem juro"
Em todo o lado, no super, na livraria, na sapataria, até na bomba de gasolina!
Enquanto que em Portugal, a regra é endividarmo-nos sim, mas nos bancos, até para irmos de férias para o Dubai!

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Post Ancestral

"Como o corpo urbano, em contato com a ancestralidade do homem rural e indígena, reage à memória nele aprisionada? Dessa questão inicial a Cia Vatá, de Valéria Pinheiro, desenvolveu o espetáculo Bagaceira, a dança dos Ancestrais . Resultado de pesquisa e experiências in loco, Bagaceira é atração do Projeto Quinta com Dança, às 20h no Teatro do Dragão do Mar. "


Tudo isto por apenas 2Reais! (leia-se 0,77 €)

Não, não é só o custo de vida que é mais barato (muita coisa é aliás mais cara). É mesmo o Estado Brasileiro que apoia a sério a cultura... tá a ouvir Sr. Sócrates?

Não me mexo!

Eis o resultado de uns meses sem treinar! Os meus pés têm de recuperar o calo da capoeira.... :S

Mas tudo passa com uma boa jantarada entre os meus mais recentes amigos!..:)

Ementa: camarão, especialidade do Ceará hummm que delícia...desapareceu todo num instante!.... (não, não fui eu que cozinhei!... )

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Axei o Axé


Ontem na minha já rotineira caminhada ao final da tarde pela Av Beira Mar, encontrei finalmente o meu grupo de Capoeira > Abadá. Tavam bem escondidinhos no final da Avenida e como quase só tinha crianças não dava para perceber se era um grupo de capoeira ou se eram só crianças porque aqui no Brasil, como se adivinha, veste-se o Abadá (calças da capoeira) praticando ou não. E este grupo tem crianças por uma razão muito curiosa: eles estão a fazer um trabalho social com as crianças dos bairros pobres, ocupando-lhes os tempos livres com capoeira, aulas de inglês (tinha duas finlandesas que ensinam), e outras actividades. Adorei a ideia! E não pensem que eles não fazem nada. A elasticidade deles é muito maior que a nossa, mas mais que isso, é a predisposição para arriscar os passos e a facilidade com que se levantam se por acaso corre mal! :)
Muito maior que nos adutos e infinitamente maior que a minha.
Enfim encontrei-os e fiquei lá a vê-los, só não treinei porque não vim com a roupa mas 4ª já estou lá batida! Pra gingar com os mininos..

sábado, fevereiro 04, 2006

Do forró ao samba


Acabei de chegar da rua. Hoje foi o meu 1º Sábado passado nesta nova cidade. Depois de uma tarde extraordinária de trabalho, super chata a gravar DVDs no escritório (porque o meu comp de lá vai ser formatado) e a praia a chamar por mim... lá veio o primeiro programa de Sábado à noite na terra do samba e do forró!
Hoje houve 3 festas na cidade de pré-carnaval - ah que o povo goza!! - Fui ter com uma amiga que já tinha cá, a Beatriz, que estudou o ano passado no Porto comigo. Só que o local combinado - em frente ao palco principal da praça - não foi de todo o sítio ideal!..
Então eu que ainda não tenho 'celular' dei por mim lá enfiada sozinha no meio de uma quantidade absurda de gente de todas as idades e feitios, completamente extasiados com a música que passava, e completamente sincronizados a pular e a cantar as músicas populares que a banda tocava! E eu, ou dançava no embalo do povo, ou era calcada, como fui, sem dó nem piedade!!
Primeiro achei que não valia a pena, nunca mais a ia encontrar no meio de tanta gente e por isso achei que tinha perdido a viagem, mas depois conformei-me à ideia de estar sozinha e pus-me a apreciar o ambiente. Coisa que não gosto e quem me conhece sabe é estar sozinha nunca fui de ir ao cinema sozinha. Coisa pior que estar sozinha, é estar 'sozinha' num sítio cheio de gente, mas pior mesmo, é almoçar ou jantar sozinha num sítio cheio de gente, não consigo (manias!).

O único programa que gosto de fazer sozinha, são as minhas caminhadas até à Rua Direita em Barcelos e voltar para trás ao sáb de manhã...
Mas, por outro lado, coisa que eu gosto é de dançar! E aquela música é tão sei lá, boa onda!Dificil é ficar parada. Então quando me dei conta tava la eu feita parvinha a dançar sozinha no meio de uma montanha de gente desconhecida. E como esta gente se diverte!! Idosos, crianças, há de tudo, não é como em Portugal que até uma certa idade, não se tem idade para sair de casa e a partir de uma certa idade perde-se simplesmente a vontade de sair de casa. Além de festas assim de rua é só mesmo no feriado da terra e lá temos de gramar com a Rute Marlene ou a Ágata! Quem é que raio inventou esta música 'popular' portuguesa ?? Devia ser preso!
Ainda sobre a festa, tinha começado praí às 18h e terminou às 22h. Para quê esperar até às duas para dançar como em PT?..
Entretanto no intervalo consegui ligar do orelhão à Bia e encontrei-a.
De lá seguimos para o Amici, um bar de samba, com banda ao vivo a tocar. Aqui não faltam bandas destas, música levinha, pandeiro, boas vozes, muito axé.... em quase todos os bares. E que defensores dos produtos nacionais! Até agora devo ter ouvido no máximo 2 músicas estrangeiras que fossem nas rádios e nos bares. Acho muito bem, só não gosto nada daquela música lambida do sertão tipo Leandro e Leonardo..yark..essa chega a ser pior que o Emanuel!
E com estas notas mi voi encerrando assim a 1ª sem em Fortaleza.
(Já parece mais um mês!)
Amanhã: prainha finalmente!!! Já mereço acreditem..
Beijos!

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Deu luta!

Comi o 1º ontem! Quero dizer, um assim inteirinho acabado de pescar. Deu luta mas dei-lhe umas marteladas e o bicho amansou..eheh

E a pata realmente é o melhor, com 'pirão' (mistura de farofa com 'caldo' > leite de coco com umas verduras) nham nham..

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Bem vindos à Terra da Luz!

Cá estou novamente!

Bem...agora sim...muita coisa a contar...tanta em tão pouco tempo que nem sei por onde começar!
Do início...Então cá cheguei a Fortaleza no passado Sábado dia 28 de Janeiro depois de uma maratona de horas enfiada num avião carregadinho de homens vá se lá saber porquê (entretanto descobri...) italianos, nórdicos, de toda a Europa e de todas as idades! e alguns brasileiros poucos que retornavam de férias (ai q já estou com os termos brasileiros!).
O Presidente da empresa (de PT) que estava cá para tratar de uns assuntos e que se foi embora ontem, estava à minha espera e nestes dias foi mais uma maratona a receber informação dos projectos que por cá andam - e eu que pensava que não ia fazer nada !! Mas isso agora não interessa nada...
Sobre a cidade Fortaleza... o que dizer...TANTA COISA!!
É uma cidade estranha e contagiante. Características únicas:

- Em1º e exclusivo lugar o calor que abençoa esta terra....tanto que chega a ser demais, 27º !!
Já me tinham falado é certo mas não conseguia imaginar o que isto ia ser..é ar condicionado em todo o lado, casa, carro, escritório..só na rua é que não tem jeito mêmo! :) à noite chega uma abençoada brisa que torna a temperatura perfeita.

- Uma série de arranha céus gigantescos - eles vão até ao limite dos limites de cércea que podem, ocupando as nescas de terreno que têm, o que se traduz em fatias autênticas de fiambre ao alto!! nem sei como naquelas faixas laterais pode caber uma divisão que seja! E agora estão a nascer como cogumelos em todo o lado, muitos são hotéis, constrastando com casas rasinhas da Fortaleza antiga, quase todas pobres e com aqueles muros gradeados de 3º mundo. É uma diferença abismal entre uns e outros.. (em breve post fotos minhas esta é mesmo do google mas dá para ficar com uma ideia)
- As pessoas... Muito simpáticas, falam cantando mas comendo as palavras tenho de fazer uma ginástica visual (ler nos lábios) para conseguir entender o que elas falam (um aparte - aqui não há perceber nem dizer... é entender e falar). Nos traços dos cearenses típicos percebe-se a ascendência índia pela cor e pelo cabelo, mas depois há outros que já não têm nada a ver. Infelizmente muitas destas novas e inocentes meninas vendem-se pelas ruas (as "raparigas" e daí o avião cheio...)

- As farmácias... ainda não entrei em nenhuma mas estou ansiosa. É isso e o título do meu blog: a famosa água de coco... quero prolongar as surpresas. Não posso devorar tudo de uma vez para ver se no último dia da minha temporada cá ainda tenho alguma novidade para conhecer..acho que não vai ser dificil! Mas estava a dizer as farmácias..parecem de fora supermercados de contrabando. Têm de tudo e publicitam tudo de uma forma como nunca vi!

- A praia tá claro! aqui está a famosa praia do Futuro (triste/ marcada para sempre com aquela história dos portugueses..) com 10 km de costa com a água quentinha e pessoas a vender imensa coisa por todo o lado, meninas a fazer massagens, muita segurança (aliás esse é outro aspecto, há polícia em toda a parte o que me deixa muito mais segura para andar sozinha)

- A comida..ai que tá dificil!! O que? resisitir a todas estas tentações (só hoje ao almoço devo ter provado umas 10 sobremesas num self service onde fomos) a comida cearense é conhecida em todo o lado e já percebi o porquê de tal fama. E a manga que eu adoro...nham nham já lhes perdi a conta a quantas já comi! e fresquinhas de comer e chorar por mais!
Por último apenas comentar a estranha e deliciosa sensação que se tem quando se chega a um sítio assim novo, sabendo que se vai ficar uma temporada grande. No meu caso tive imensa sorte porque tudo me foi facilitado, e por isso não senti nenhuma dificuldade de maior. Só mesmo essa sensação de se ter um mundo a explorar e não se saber muito bem por onde começar! Claro que a rotina virá mas tenho a certeza que aí já vou estar completa/ 'enturmada' e vou adorar tudo isto!
Pra 1º retrato acho que falei um pouco de tudo.
em breve volto com mais novidades..

E começa uma nova aventura !


Pois é...
Cá está mais um blog para se juntar aos amiguinhos C9 !! Sejam bem-vindos à minha humilde 'casa' e comentem muiiiito para estarmos todos numa rede bem enredada!
Este post é exclusivamente para a inauguração por isso já chega de conversa..eu ja ca volto pra 1ª posta....

E por falar em casa....não é para fazer inveja a ninguém mas... se quiserem ver a vista de minha casa.... estao desde ja todos convidados a passar umas ferias por cá!!

E começa uma nova aventura !!!