segunda-feira, dezembro 11, 2006

...

coco seco - o mais doce por dentro

Olho para os cocos secos e conto 11.
11 cocos e uma aventura a terminar. Sempre soube disso mas com o entusiasmo inicial, uma pessoa esquece-se. Mesmo voltando la, a coisa nunca será a mesma.. E o que vem pela frente nunca vai diminuir a importância destes meses da minha vida. Tão cheios. Em aventuras, sensações, emoções, paisagens, experiências.. boas e más! Mas experiências que me ensinaram muitas coisas... Bem, não quero estar com grandes divagações. Ainda nem consigo assimilar bem o que tudo isto representou para mim. Em alguns momentos, cheguei a pensar que tinha encontrado a minha nova casa. Porque realmente me identifiquei com a alma desta terra. O som, o batuque, a alegria, o samba! Parecia que não precisava mais nada para ser feliz..Era tão facil assim não era. Mas a vida não é só isso (infelizmente!!).
Mas só sei que adorei desde a primeira hora esta terra. Aquela Avenida BeiraMar – sim o melhor “calçadão” do Brasil, mete Copacabana no bolso! :)
Os desportos que tive oportunidade de praticar ou experimentar como a capoeira, surf, windsurf, alpinismo, asa delta, sandboard e "skibunda"..uns com mais sucesso que outros!

As pessoas que encontrei, sempre do bem, sempre encarando a vida e as dificuldades com um sorriso e uma determinação que me falta a mim muitas vezes (estou a pensar agora na galerinha da capoeira), as amizades que fui fazendo, na empresa e fora, pessoas que me marcaram em muita coisa... aqui também percebi que é tudo aqui é mais rápido, mais intenso, mas igualmente fugaz.. É o Brasil, minha genti!

Para terminar, quero apenas aqui declarar que estes 11 meses não foram (só) férias e praia e coqueiros e passeios na Beira Mar a beber água de coco….Não foram só isso, ok?.. mas também foram e que bem que soube! :)
A experiência profissional também valeu claro, mas aquém do que esperava.
Esta foi também a oportunidade para conhecer muitas pessoas pelo programa Contacto das quais algumas não vou querer perder o respectivo (contacto), os amigos que ganhei, desde Lisboa até cada num no seu poiso internacional, todos no mesmo barco, longe de casa mas a tentar cada um a aproveitar ao máximo!
E sobre este blog que termina aqui, vai saber bem um dia mais tarde abrir esta página, voltar a ouvir esta musiquinha e lembrar estes doces momentos…

Espero que tenham gostado. Eu adorei!!

E para terminar deixo-vos um pensamento que li algures e acho que até tem alguma coisa a ver..
"Tudo o que é bom dura o tempo suficiente para se tornar inesquecível"

Sou apaixonada por este país.

sábado, dezembro 09, 2006













Cadê os moleques
Cadê a invasao em qualquer canto
Que me deixava sozinha em lugar nenhum
Cadê o calor humano das ruas
Agora estao vazias, despidas, sem graça
A miseria disfarçada com um sorriso sem esforço
Os olhos na penumbra do cansaço
Cadê os rostos baços
Os olhares mais profundos
Apontados como setas afiadas aos meus
Sem saber porque vieram ao mundo

Meninos sem tecto e sem chão
A correr ao meu encontro, encontro de todo o mundo
Velhos gastos, peles queimadas, semblantes nuas
A clamarem ao longe por alguma compaixão
Alegres e tristes, de pé ou pelo chão
Vidas inteiras vagueando nas ruas
Cadê meus pequenos
Pelos quais nada pude fazer
Senao retribuir aquele olhar
Que começava os meus dias
Cade os capitães das ruas
Pescoços erguidos passos seguros
Camisas rasgadas
vestindo almas determinadas
Cadê os meninos malabaristas
os meninos estatua
os meninos trapezistas
os meninos comerciantes
os meninos apenas meninos
(LisLua)

sábado, dezembro 02, 2006

Flashes por Salvador...


....e no Morro de São Paulo

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Bahia para finalizar em grande!

Poucas palavras para descrever esta viagem de final de estágio.. Magnífica! Soberba! Ou, e porque ainda estou no Brasil, Massa! Show! Axé! Energia! Ritmo! Brasil!!
Mas sobretudo surpreendente. Francamente não pensei que fosse gostar tanto. Ok agora o porquê … quando a Vera me falou em irmos a Salvador que pensei..fixe, terra da capoeira e tal.. mais umas praias.. o Centro Histórico de Salvador e toda a “nossa” arquitectura portuguesa. Porreiro. Mas a verdade é que nunca pensei que fosse gostar tanto de Salvador! Foram 5 dias hiper cheios divertidos e..cansativos!
Eu cheguei primeiro, na 6ª e andei por lá a conhecer o CH. Como estava sozinha andei mais relaxada e andei basicamente a tirar fotos das inúmeras praças, igrejas, ruelas. Gostei muito de reconhecer os nossos marcos e de ver como isso é reconhecido hoje em dia numa das cidades mais visitadas mundialmente. E, realmente, não exageravam quando diziam que havia muitas igrejas…são umas ao lado das outras! Eitah povo religioso da altura. Fiquei num Albergue e fiz amizade com umas americanas que vieram para o Rio estudar e fazer voluntariado. Acabamos o dia a comer mocotó num boteco africano. Legal!
No sábado segui para o Morro de São Paulo que fica na ilha de Tinharé a 2 horas de catamarã de Salvador, onde encontrei a Vera. Tivemos 2 dias de praia do melhor que já tive aqui no Brasil. Mar calmo (inédito para mim que estou habituada às águas tempestivas do Ceará), e naquela temperatura perfeita, ou seja, estivemos “de molho” quase o tempo todo. A vila em si é muito bonita muita parecida com Jericoacoara com a diferença que ali realmente não há carros. Nem unzinho! Apenas carrinhos de mão para ajudar os turistas a levar as malas (ou a eles próprios como chegamos a ver!). 2ª de manhã, depois de quase madrugarmos tal era a vontade de um último banho naquelas águas perfeitas e com a praia pratica/ deserta (‘tava tudo de ressaca da festa do dia anterior) voltamos a Salvador - aí tive o momento crítico da viagem, mas vocês não vão querer saber porquê..(2 pistas: um catamarã e 2 horas de verdadeiro sofrimento!! Viche só de pensar…….:S)

Mas chegando a Salvador tudo ficou bem. Tentamos nessa noite ir a uma cerimómia de Candomblé lá num bairro que mais parecia ponto de tráfico em que duas baianas já avançaditas de idade mas todas pra “frentex”, a fumar e tal, nos disseram que perdemos a viagem porque era no dia seguinte.. Foglers! Tudo bem, seguimos para o Aeroclube onde nos falaram que ia ter um show de pagode mas azar outra vez, só começava na próxima segunda. Mas era o destino porque, na verdade, tínhamos de descansar para viver das 3ªs feiras mais loucas das nossas vidas! Visitamos todas as igrejas, praças, ruelas, museus que pudemos (e ainda o Mercado Modelo e Elevador Lacerda). Pedimos desejos para nós e para os nossos na Igreja do Bonfim. E, no final do dia, os 2 momentos altos da viagem. Primeiro, a missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (uma das 365 de Salvador!), bem na praça do Pelô. Ao som de batuques e pandeiros, dançamos literalmente a missa toda e nunca vi tanta emoção quando os negros cantavam qualquer coisa do género “sou negro e tenho muito orgulho” e eu e a Vera, brancas como a cal a cantar com eles (como a cal até que não este ano :) Depois, show dos Olodum!! Ainda tivemos a cortesia de entrar à frente de toda a gente ao lado do Grande, um do grupo, de quem ficamos amigas, hehe! (mas pagamos a entrada atenção!) E depois foi pinchar 4 horas ao som daqueles tambores todos junto com uns 100 médicos de otorrino (estava a decorrer nessa semana um Congresso em Salvador e já os havíamos encontrado no Morro). Muito bom, equiparável para mim apenas aos STOMP, melhor espectáculo que já vi na vida (adoro percursão!).
Enfim, foram umas curtas férias mas em grande! Vera para quando a próxima??

E agora despedir-me dos lugares e pessoas para 4ª feira rumar para a terrinha! Estou feliz. Com a sensação que aproveitei tudo muito bem. Mas também com vontade também de rever “os meus”…até já!

quarta-feira, novembro 22, 2006

quantos segundos ..

O tempo é realmente qualquer coisa de fascinante. Fascinante e terrivelmente misterioso. A sua percepção molda-se totalmente pelo contexto. Pensar que passou rápido ou demasiado lento muda da água para o vinho conforme o nosso estado de espírito. É como uma corrida de fórmula 1 em que estamos constantemente a acelerar e a travar conforme as curvas que aparecem pelo caminho. Pensar que passou um ano desde o início desta minha aventura atordoa-me. Passou assim.. a voar! O que é o mesmo que dizer que gostei. Que o saldo final foi positivo. No entanto em certos momentos, o tempo simplesmente parou. E em outros quis-me teletransportar directa para casa. Mas agora assim, de repente, o ano de 2006 foi rápido demais.. E 2007 já espreita!
(...demoraste a ler este post?)

segunda-feira, novembro 20, 2006

Instantâneos tropicais


Tivemos a visita deste amiguinho no fim de semana em Águas Belas e não resisti a partilhar este momento verdadeiramente tropical! Ele mostrou-se muito amigável com os paparazzi que logo o cercaram, chegando mesmo a fazer pose, evidenciando o seu melhor ângulo reparem.. eheh

domingo, novembro 19, 2006

Vou ter saudades I

desta "geladeira" recheada de mangas, maracujás, mamão, abacaxi, goiabas....
e faltam as outras 347 frutas desta terra abençoada! :)

domingo, novembro 12, 2006

Fim de semana em Águas Belas

Este fim de semana rumei com a mais recente turma TUGA de Fortaleza a mais uma das belas praias do Ceará, desta vez na Costa Sol Nascente - Águas Belas-. Ficamos na casa de um amigo da amiga Tuga Bruna, o Álvaro, que se revelou um excelente anfitrião, porque além de nos receber muito bem na sua casa e de nos dar de comer e de nos aturar a nós e às nossas desafinadas vozes..ainda nos deu uma aula grátis de Ai Ki Dô Muito interessante, e transmitido por quem recebeu realmente dos seus antecedentes (o pai do Alvaro é japonês) estes ensinamentos ficam ainda mais interessantes! A praia de Águas Belas na realidade nem conhecemos porque ficamos mesmo pela lagoa de água salgada formada por uma pequena entrada do mar, muito sossegada, água bem mais azulinha da que temos em Fortaleza e tudo dji bom! Afinal o plano de Guaramiranga foi ao ar, também para quê ir atrás do frio se daqui a 3 semanas já o vou ter em abundância! Ficam mais umas fotos para a posteridade..
A bela da lagoa
A turma Tuga: eu Pedro Bruna Luis e Marlene (faltou o Zé Pedro)
o nosso simpático anfitrião
as crianças brincaram...
tocaram viola ... cantaram.. desafinaaaaaram....

e decididamente, não passaram fome! olhem-me estes camarones!

11 a 27º

Posso arriscar dizer que Novembro é o meu mês favorito do ano (embora faça séria concorrência com o Verão!). Desde pequenina que adoro este mês, não sei muito bem porquê. Acho que porque se vive o final do Outono, quando as folhas já estão todas caídas pelas ruas, e que eu adorava calcar e ouvir o scrash scrash... Fazia rally para não deixar nenhum montinho "intacto"! (ainda hoje gosto de calcar.... mas já não faço o rally!)
Gosto também de Novembro porque é quando se começa a viver o espírito natalício. Se começam a decorar as lojas, os shoppings, as ruas... E eu sempre adorei todo o ambiente de Natal (acho que nisso vou ser uma eterna criança!) Já este ano, acontece que simplesmente não consigo aceitar que estou em Novembro! Quando tenho de colocar nas datas o mês 11.. Fico meia perdida, mas estamos mesmo em Novembro? Quando de manhã escolho a roupa para vestir, penso mas eu estou a vestir isto em Novembro??
Já para não falar dos anúncios de Natal na televisão. Mas..vem aí o Natal, já?? Bolas... Isto não é "o meu Novembro"!
(embora não o reconhecendo, não desgostei deste Novembro..............lol)

quinta-feira, novembro 09, 2006

Querem cultura mais 100% Forró que esta?! :)

Loja do centro, Out 06

segunda-feira, novembro 06, 2006

News

Vou tentar escrever agora um post mais descritivo do que têm sido estas últimas semanas. Acho que ainda não tinha dito que me meti num curso de Wind Surf! Estou a adorar...é uma sensação espectacular! Já tinha feito umas investidas no surf mas não correu muito bem..depois de umas 4 aulas e de na última queimar a barriga (os fatos de neoprene não são só para o frio!), achei por bem deixar para quem leva mais jeito que eu. Devo ter conseguido ficar de pé uns 2 segundos e achei que não valeu o esforço! lol
Agora o Wind já me permite ter alguma evolução.. pelo menos já fico de pé! A vela que, no início, pesava uma tonelada já tem ficado mais "levinha" o que deve querer dizer que a estou a controlar melhor... Pena que só tenha descoberto o curso tão tarde e por isso só vou conseguir fazer o curso básico e mais umas aulinhas do intermédio como bónus de aluna bem-comportada! (já com o trapézio - aquela espécie de cinta que prende à vela)
Cá estou eu...olhó style! :)

(aqui atingi uns 50 km/h....:P)

Mais novidades: chegaram mais Tugas! O Pedro, Zé Pedro e a Bruna que vieram fazer intercâmbio. São uns "bacanos" e chegaram numa boa altura pois andava-me a sentir um pouco perdida.. É sempre bom ter presenças mais familiares por perto. Já fizemos lá em casa um rodízio de tapiocas e espera-se mais 'cumbibios'!

(um pouquinho desfocados mas pela ordem Marlene, Pedro e yo)

Os meus fins de semana têm sido assim: as aulas de Wind, alguma praia e muita "bobeira" ou não estivesse eu no Ceará!..

De viagens quero ir ainda a Guaramiranga, a serra para sentir o "friozinho" que o pessoal tanto fala... uns 20º....eles sabem lá o que é frio!! :) e no final do mês para finalizar em grande: Bahia!

Falta precisamente um mês para ir embora. Acho que me começo a mentalizar da coisa, que isto foi só uma experiência e que em breve volto a "aterrar".. em Portugal. Como me dizia alguém que já passou por isto: O segredo é não pensar e viver um dia de cada vez. Mas custa! Já olho para tudo com aquele ar "vou ter saudades disto...e daquilo...e daquilo!". Mas também já tenho saudades de casa e do meu mundo. Por isso é só uma troca. Como tudo na vida. Enfim, não pensar? Complicado!!

sexta-feira, outubro 27, 2006

Os meus pés e um comunicado aos digníssimos leitores

Serve o presente para comunicar que um post abaixo (temos um Galo a interferir no meio..) está o post sobre a praia que visitei no último fim de semana prolongado. E para provar que não são fotos do google aqui estão os meus pés hehehe.

Lagoa do Paraíso - Jericoacoara, Out 06

quinta-feira, outubro 19, 2006

o 'gajo' tá em todo o lado!!

Av. Beira Mar, Out 06

(para quem não se lembra..é o galinho de Barcelos, símbolo de Portugal e da minha bela cidade)

segunda-feira, outubro 16, 2006

Jeri Jeri Jeri....

Finalmente um post sobre Jericoacoara, praia que visitei no fim de semana prolongado do feriado de 12 de Outubro (Dia da Criança no Brasil). Jericoacoara era, há cerca de 20 anos, uma das inúmeras praias aqui do nordeste praticamente habitada só pelas famílias de pescadores. Desde então que tem vindo a ser descoberta por turistas e entrado no ciclo irreversível de exploração destes paraísos perdidos, amenizado no caso por se tratar de uma zona protegida ambientalmente e já ser "tombada" (classificada) como Património Mundial, pelo que não se pode construir mais nada. Penso que está no ponto perfeito. Tem as condições mínimas de conforto para se poder usufruir do lugar, com imensas pousadas muito bem enquadradas com a Natureza e um hotel de mais luxo para quem quiser gastar mais uns trocos. E consegue manter aquele estado virgem da Natureza para que não deixe de ser um paraíso perdido por terras do Ceará. Mas o ponto de viragem para a fama turística desta pequena vila aconteceu em 1994 quando foi considerada, pela revista americana “Washington Post Magazine", uma das dez melhores praias do mundo.
Por tudo isto a minha expectativa estava top. E realmente é muito bonita, não tanto pela praia em si que é o habitué das praias daqui do nordeste, mas mais por pormenores muito pitorescos. Um deles é a chamada Duna do Por do Sol, onde que se tem o privilégio de ver o pôr do sol no mar. Lindo! Jeri é das poucas praias no Brasil e especificamente no Nordeste que tem essa particularidade por ter costa virada também a poente (o que para nós portugueses é quase banal, aqui ganha culto de raridade). E realmente, o pôr do sol nesta duna é "lindo demais"..! Outra coisa que adorei é a vila em si, em que todas as ruas são pavimentadas de...areia! ( e até mesmo dentro de algumas lojas). As lojas são muito rústicas e esteticamente bem enquadradas. Apetece comprar tudo! Mas os preços já puxam mais pr'os Euros...
Na Happy Hour, o centro enche-se de nativos a vender os espetinhos de carne e as tangiroskas, mangoroskas, abacaxiroskas (entre outras ***roskas!!). É sem dúvida, daquelas imagens que vou levar com mais força do Brasil - os nossos amigos do espetinho a 1Real em toda a esquina para que ninguém passe fome se tiver pelo menos uma moedinha.
Outro "charme" desta praia é que só se chega lá de veículo traccionado às 4 rodas, tendo que deixar o carro a 30km numa cidade chamada Jijoca e indo a partir daí de buggie ou de "Jardineira". Finalmente, outro ponto de visita e cartão postal de Jeri (e mesmo do Ceará) é uma grande rocha que se chama Pedra Furada, mas à qual nem chegamos a ir. Ainda tentamos, mas se na primeira tentativa, na 6ª feira, a maré estava cheia demais, na 2ª simplesmente não houve "aquela" vontade toda depois de uma maratona de buggie que durou o Domingo todo!
Aí está a desculpa para voltar !
Fotos do paraíso...

A Jardineira, catita ah?


Coqueiros perdidos no meio do nada..



Jeri é uma das praias do mundo mais procuradas para a prática do WindSurf (eu estou a fazer o curso básico e a adorar, então fiquei babadinha a apreciar os experts)
O pessoal a aprender capoeira, todos os dias há uma roda ao final da tarde.
Tatajuba, uma localidade que teve de ser "transposta"mais para dentro, devido à constante invasão das dunas. Ficou esta casa de taipa (varas e barro) para contar a história (no real sentido da expressão!). A Natureza a impôr a sua autoridade..
O almoço neste restaurante "molhado" não foi muito confortável, e pode se dizer que isto é a verdadeira inserção na Natureza. Putz!

A caça aos cavalos marinhos no mangue, apanhamos um amarelinho e vimos um laranja. Fantástico! (eles mostram e voltam a mergulhá-los, senão a esta altura já se teriam extinto há muito)

A duna do por do sol e a romaria diária para desfrutar desta paisagem divina (esta foi tirada da nossa Pousada tb chamada de Por do Sol)

(falando à cearense:)
"Pensem" numa imagem linda.............

hoje

reparei que faltam 50 dias para ir embora....ai.........

quinta-feira, outubro 12, 2006

jericoacoara..finalmente!







Este final de semana promete ser


tranquilizaaaaaaaaaaaaaaaaante.................

terça-feira, outubro 10, 2006

Crónica do Amor

(por Luís Fernando Veríssimo)

Ela: Você me ama mais do que tudo?
Ele: Amo.
Ela: Paixão, paixão?
Ele: Paixão, paixão mesmo.
Ela: Mais do que tudo no mundo todo?
Ele: No mundo todo e fora dele.
Ela: Não acredito.
Ele: Faz um teste.
Ela: Eu ou fios de ovos.
Ele: Você, fácil.
Ela: Daqueles com calda grossa, que a gente chupa o fio e a calda escorre pelo queixo.
Ele: Prefiro você.
Ela: Futebol.
Ele: Não tem comparação.
Ela: Você esta caminhando, vem uma bola quicando, a garotada grita "Devolve tio!" e você domina, faz dezessete embaixadas e chuta com perfeição.
Ele: Prefiro você.
Ela: Internacional e Milan em Tóquio pelo campeonato do mundo, passagem e entrada de graça.
Ele: Você vai junto?
Ela: Não.
Ele: Pela televisão se vê melhor.
Ela: Faz muito calor. Aí chove, aí abre o sol, aí vem uma brisa fresca com aquele cheiro de terra molhada, aí toca uma musica no rádio e é uma nova do Paulinho. É Sexta-feira e a televisão anunciou um Hitchcock sem dublagem para aquela noite... e o Itamar está dando certo.
Ele: Você.
Ela: Voltar a infância só pra poder pisar na lama com o pé descalço e sentir a lama fazer squish entre os dedos.
Ele: Você, longe.
Ela: A Sharon Stone telefona e diz que é ela ou eu.
Ele: Que dúvida. Você.
Ela: Cheiro de livro novo. Solo de sax alto. Criança distraída. Canetinha japonesa. Bateria de escola de samba. Lençol recém-lavado. Hora no dentista cancelada. Filme com escadaria curva. Letra do Aldir Blanc. Pastel de rodoviária.
Ele: Você, você, você, você, você, você, você, você, você e você, respectivamente.
Ela: A Sharon Stone telefona novamente e diz que se você se livrar de mim ela já vem sem calcinha.
Ele: Desligo o telefone.
Ela: Fama e fortuna. A explicação do universo e do mercado de commodities, com exclusividade. A vida eterna e um cartão de credito que nunca expira.
Ele: Prefiro você.
Ela: Uma cerveja geladinha. A garrafa chega estalando. No copo, fica com um quarto de espuma firme. O resto é ela, só ela, dizendo "Vem".
Ele: Hummm...
Ela: Como, hummm? Ela ou eu?

.... Silêncio de 5 segundos ...

Ele: Qual é a marca?...

(com o calor que faz por aqui até o compreendo!..)

sábado, outubro 07, 2006

Impressões Lusas

Mercado Municipal, São Paulo
Abril 2006

sexta-feira, outubro 06, 2006

São só palavras

Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma
tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta, sem interesse pela resposta,
pobre ou terrível, que lhe deres:
Trouxeste a chave?
(Carlos Drummond de Andrade)

quinta-feira, outubro 05, 2006

5 Outubro 1910 - Implantação da República em Portugal

A bandeira é pequena, mas o sentimento por Portugal é grande! Curioso... é preciso sair do país para repararmos melhor nos feriados que temos e a História que os justifica.
[E só por causa disso...tirei o dia de folga, afinal eu sou portuguesa e hoje é a Proclamação da República em Portugal! ;)]

terça-feira, outubro 03, 2006

ai mãezinha....'tá doendo muito!!



(hoje de manhã, mas ainda dói...ai que dói...)

segunda-feira, outubro 02, 2006

Grande..o Jorge!

Tu tens que estar sempre atento
Se queres sobreviver
Tens de saber travar
Não basta saberes correr
E quando deres por ti na rua errada
Não percas tempo a tentar disfarçar
Apressa-te a encontrar a rua certa
A vida é uma enorme encruzilhada
E qualquer um se pode enganar
Tu tens que ser muito rápido
Senão vais-te afundar
Tens de saber cair
Se é que te queres levantar
E quando tiveres monstros na cabeça
Não penses mais nisso
Há tanta coisa gira para fazer
Não te esqueças que tu és o que tu pensas
Um pensamento feito é como um cancro
Se o guardas, ele não para de crescer
Mal e bem
Estamos sempre a mexer
Mal e bem
A ganhar e a perder
Mal e bem
Agora a subir, mais logo a descer
E o que está mal neste instante
Pode estar bem a seguir
E, na verdade, o importante é o que tu estás a sentir
Irmão, tu não sejas tonto
Que tarde ou cedo chega a hora de partir
Tens de trazer a cabeça
Bem junto ao coração
Que é para poderes saber
Qual é a tua missão
Tudo o que se passa à tua volta
Está bem ligado ao fundo do teu ser
Tivemos tanta gente à espera
De frutos que afinal, eles não merecem
Quem não semeia, não tem direito a colher
JORGE PALMA

sexta-feira, setembro 29, 2006

Eleições no Brasil 2006

O próximo Domingo vai ser um grande dia neste grande país. São as eleições no Brasil.
Vão-se disputar vários cargos políticos e estou a ver a baralhação que deve ser para tanta gente, ter de escolher entre tanta figura e com tanto código e para tão diferentes posições na grande estrutura política que sustenta este país. Mas indo por partes, vou tentar descrever resumidamente a organização política do Brasil*

"Federalmente"...

A organização política do Brasil é dividida em três esferas de poder: Executivo, Legislativo e Judiciário.

O chefe do Poder Executivo é o Presidente da República, eleito pelo voto direto para um mandato de 4 anos, renovável por mais 4. Ele é o Chefe Supremo do Estado e do Governo e escolhe directamente os seus auxiliares directos, os Ministros de Estado, a equipe com quem trabalhará e que o ajudará a administrar o país, distribuída pelos vários Ministérios. O Poder Executivo está sediado no Palácio do Planalto.
O Poder Legislativo é representado, ao nível feferal, pelo Congresso Nacional. Como um dos Poderes do Estadp, compete a ele exercer duas atividades típicas, legislar e fiscalizar os demais poderes, e duas atividades atípicas, administrar e julgar. O Congresso Nacional é bicameral (como nos EUA), sendo composto por duas casas: o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Isso ocorre devido à forma de estado adotada pelo Brasil: o Federalismo. Assim, similarmente aos EUA, o Senado representa os Estados-membros (interesse da nação, por cada um dos Estados), em que cada estado é representado por 3 senadores para um período de 8 anos, sendo que são renovados em cada eleição um terço e na eleição subsequente dois terços das cadeiras (actualmente 81 e nestas eleições renovado apenas um terço). enquanto que a Câmara representa o povo, cujo número de deputados federais eleitos por estado é proporcional à dua demografia (27 Unidades da Federação) para um período de 4 anos.
Finalmente, há o Poder Judiciário (não sujeito a eleição), cuja instância máxima é o Supremo Tribunal Federal, responsável por interpretar a Constituição Federal e composto de onze Ministros indicados pelo Presidente sob referendo do Senado, dentre indíviduos de renomado saber jurídico. A composição dos ministros do STF não é completamente renovada a cada mandato presidencial: o presidente somente indica um novo ministro quando um deles se aposenta ou vem a falecer.
Temos ainda o Tribunal de Contas da União, que é a instituição de extração constitucional, que exerce jurisdição administrativa, julgando as contas dos administradores de recurso federais. É integrado por nove Ministros, todos nomeados pelo Presidente da República, embora apenas um terço seja de sua escolha, sendo um auditor e um membro do Ministério Público e o terceiro por sua livre escolha. Os outros dois terços são de responsabilidade do Congresso Nacional.

"Estadualmente"...

O Brasil possui 26 estados e um Distrito Federal, cada qual com um Governador eleito pelo voto direto para um mandato de 4 anos renovável por mais 4, (assim como acontece com os Prefeitos). Tanto os estados quanto os municípios têm apenas uma casa parlamentar: no nível estadual os deputados estaduais são eleitos para 4 anos na Assembleia Legislativa e no nível municipal, os vereadores são eleitos para a Câmara Municipal, para igual período (as eleições municipais são desfasadas de dois anos em relação às presentes eleições).
Posto isto, cada brasileiro, tem de votar no Domingo em 5 pessoas: Presidente, Senador, Deputado Federal, Governador e Deputado Estadual. Para isso e porque, fora o Presidente e os Governadores que não passam normalmente dos 4/5, usam-se códigos que identificam os candidatos (talvez por eles serem mais que as mães!!!)
Quem tiver curiosidade pode ver a quantidade de candidatos a Dep Estadual pelo Ceará e a quantidade de partidos (primeiros dois dígitos do código), como hão-de eles ser diferentes uns dos outros se são tantos?!
Para finalizar, hoje houve o último debate entre os candidatos a Presidente da República, antes das eleições. O Lula, que praticamente já ganhou as eleições na 1ª volta, faltou alegando que ia ser "esculhambado" (não sei se foi esta a palavra mas seria algo do género) pelos adversários. E não apareceu... e são tantas as enrascadas em que se viu nos últimos anos (com nomes sugestivos como mensalão, CPI das ambulâncias, dos sangue-sugas, cuecão, compra de dossiê..etc etc) que não aparecer hoje para se defender foi a meu ver uma péssima atitude de alguém que se tem já por vencedor e por isso não se deu ao trabalho de se vir defender... E eu até acredito que ele fosse inocente em grande parte dessas histórias (e toda a máquina à volta dele é que é máfia de categoria), mas se eu fosse votar.. acho que já não votava nele só porque teve medo (ou preguiça) deste confronto. Já dizia o outro, se não fala é porque deve ter o rabo entre as pernas...
Candidatos presentes no debate de hoje: Cristovam Buarque, Heloísa Helena e Geraldo Alckmin.. e aí....cadê o LULA?

* (eu podia dar uma de profunda conhecedora de política mas vou confessar a pequena consulta à Wikipédia, - linda a wikipédia! - só para consolidar é claro..)

domingo, setembro 24, 2006

É o Brasil - país dos contrastes

Bairro Morumbi, São Paulo
(Autor desconhecido)

São coisas da vida

Esta vida agudiça
Questiona
Descobre
Encontra
Procuras?
Não te preocupes
Logo logo
Aparece
Porquê?
É mesmo assim
São coisas da vida
Maravilhosa ela
Não achas?
O que pensas?
Distraído
Distraída
Não
Não me refiro a ti
Ninguém
É o meu destino
Com busca
Sem expectativa
Apenas conforme
O que vier
Sem destino
Sem ideias
São coisas da vida
Já paraste para pensar
Como te entregar
Sem saberes
Como maravilhosa
É a vida
Distraído
Distraída..

(LisLua)

sábado, setembro 23, 2006

reminder


sou engenheira... às vezes esqueço-me!

terça-feira, setembro 19, 2006

Citação III

"Todos os homens querem naturalmente saber: demonstra-o o prazer causado pelas sensações, pois, independentemente da sua utilidade, agradam-nos por si mesmas"

(Aristóteles, séc. 5 a.C.)

domingo, setembro 17, 2006

My new best friends